Design muda tudo. Imagine se, nestas baixíssimas temperaturas que têm atingido o Brasil neste inusitado outono, os moradores de rua e os animais pudessem estar abrigados em estruturas leves que os protegessem do frio, do vento e do abandono…

Nos Estados Unidos, a designer Tina Hovsepian criou o Carborigami, um abrigo portátil feito de papelão (cardboard) que se dobra como um origami. Pesando apenas 5 Kg, a estrutura é composta por dobras que se abrem para formar o abrigo e se dobram até ficaram numa fração do seu tamanho, facilitando o transporte. Estável, conta com revestimento a prova d’água e retardador de fogo, mantendo o interior protegido. Duas pessoas treinadas “colocam o abrigo de pé” em menos de trinta minutos, e uma vez desgastado pelo uso, é reciclado.

O objetivo do Carborigami não é substituir a moradia, mas sim chamar a atenção dos americanos para o drama dos moradores de rua e contribuir para encaminhar as pessoas excluídas para uma situação de acolhimento e para terem um teto definitivo.

Tina e seus amigos acreditam que, se mais designers focarem seus talentos no design socialmente responsável, o mundo pode se tornar um lugar melhor. A empreendedora está captando recursos para viabilizar o Carborigami, e conta com uma campanha de crowd-funding no GoFundMe.

E você, o que acha? Seria possível viabilizar ideias como estas no Brasil e ativar o design como instrumento de inclusão social? Poste seus comentários aqui no Face ou pelo e-mail lab@designmudatudo.com.br

Serviço:
Designer: Tina Hovsepian
Los Angeles, EUA
Contribuições: https://www.gofundme.com/cardborigami

 

imagem 1

imagem 2

imagem6

imagem 7

imagem 10

imagem 15

imagem 11

imagem 5

imagem 9